top of page
grafismos_herbario-05.png

HERBÁRIO

Herbário – Locus Amoenus é um projeto artístico que tem por objetivo dar a conhecer a especificidade cultural e social e a riqueza paisagística e biodiversidade dos jardins urbanos. Além da diversidade dos trabalhos desenvolvidos em residência e apresentados pelos artistas participantes no Jardim da Estrela em Lisboa e em livros-herbários de artista, far-se-á o envolvimento das várias escolas primárias locais, por forma a estimular o contacto, conhecimento e respeito para com a natureza, através da arte.

Locus Amoenus

Do trabalho dos artistas resultará um conjunto de fotografias, desenhos e esculturas a expor numa mostra na nova biblioteca, de entre o qual será selecionado ainda um corpus de obra a incluir numa edição de livros-objeto, uma espécie de Wunderkammer móvel, em suporte físico e digital.

Projeto de um coletivo de artistas portugueses e espanhóis, promovido pela Associação Número – Arte e Cultura, com direção artística de D. André de Quiroga, que conta com o apoio do Fundo de Fomento Cultural e o envolvimento de várias escolas desta área da cidade de Lisboa (Jardim Escola João de Deus, Escola EB1 nº 72 Bartolomeu de Gusmão, Escola EB 1 Rainha Santa Isabel e Escola Básica Eng. Ressano Garcia).

Captura de ecrã 2021-09-01, às 15.56.22.png

Artistas

(Melgar, Valladolid, Espanha, 1958) é um artista espanhol contemporâneo, com reconhecido trabalho em escultura e instalação multimédia.

Premiado com o Prémio AECA na edição ARCO’08, para o melhor artista espanhol, recria, através do seu trabalho em formato vídeo/ digital, espaços reais e imaginários, com o objetivo de explorar as ligações emocionais na perceção visual. O seu trabalho explora habitualmente, através de uma atitude crítica, a globalidade do processo artístico.

Organização

Nuno Aníbal Figueiredo

(diretor da Associação Número) é desde 2001 agente cultural, sendo responsável por múltiplos eventos e projetos expositivos e editoriais de arte contemporânea.

D. André de Quiroga

Tem nos últimos 20 anos comissariado inúmeras residências e exposições de artistas portugueses e estrangeiros dentro e fora do país, com destaque para iniciativas como Projecto Douro, Trienal do Vale do Tejo, Trienal no Alentejo, Mar e Montanha – Arte e Gastronomia no Algarve ou ainda para a sua colaboração regular com diversas instituições museus e eventos de arte contemporânea em Portugal, mas sobretudo no estrangeiro.

OFICINAS DE CRIAÇÃO

No âmbito do projeto Herbário – Locus Amoenus, realizou-se um conjunto de ateliês/ oficinas de criação dirigidas à comunidade escolar em redor do Jardim da Estrela

Imagem Oficina_Teresa Palma-1.jpg
Imagem-Oficina_Ana-Fonseca-4.jpg
Imagem Oficina_Rodrigo Bettencourt-3_edited_edited.jpg

JARDIM DAS ESTRELAS

Conjunto de atividades de expressão plástica que visou observar, construir, compor e pintar flores e plantas a partir de material recolhido no jardim.

ANATIDAE

Anatidae ou anatídeos é uma família de aves que inclui patos, cisnes e gansos, aves que podem ser observadas em vários jardins, incluindo o Jardim da Estrela.

Este ateliê teve como objetivo a criação de uma obra a partir dos desenhos de observação no jardim.

DO VERDE AO AZUL

A cianotipia consiste na reação da luz ultravioleta a uma mistura química, obtendo negativos monocromáticos das imagens que se formam.

JARDIM SECRETO

Atividade que resulta na construção de uma escultura sonora a partir de trabalho ou sons extraídos dos alunos de uma escola básica.

00:00 / 00:48

Parceiro Institucional

NUMERO_Esclarecimentos-02.jpg
Logotipo BLX.jpg
logo_Numero.png
MG_boutique_de_servicos_assinatura.png
Untitled-1.png
PGQ.png
grafismos_herbario-05.png
grafismos_herbario-05.png
grafismos_herbario-05.png
grafismos_herbario-05.png

Phone

(+351) 966 816 785

Email 

Address

Rua da Guiné 2, R/C Dto.

1170 -173 Lisboa

bottom of page